BIOMÉDICO NO MONITORAMENTO NEUROFISIOLÓGICO TRANSOPERATÓRIO

Por Unknown - maio 15, 2016


Uma habilitação pouco conhecida pelos estudantes de biomedicina é a monitorização neurofisiológica transoperatória, esta foi publicada pelo Conselho Federal de Biomedicina através da Resolução Nº 245, de 19 de setembro de 2014. O procedimento consiste em alertar o neurocirurgião sobre alterações críticas imediatas, durante a tentativa em separar a lesão aderida a áreas cerebrais normais e funcionantes. 

 A Lei 6684/79  preconiza 
"Art. 1º - É atribuição dos Profissionais Biomédicos, atuar sob supervisão médica no Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório, operando equipamentos específicos para a atividade e utilizando métodos eletrofisiológicos como eletroencefalografia (EEG), eletromiografia (EMG) e potenciais evocados para monitorar a integridade de estruturas neurais específicas durante as cirurgias;"
"Art. 2º - O exercício da atividade profissional para o Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório requer curso de especialização, devidamente registrado e aprovado pelo Ministério da Educação, cujas disciplinas mínimas são: Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neuropatologia básica e avançada, Teoria das Técnicas Cirúrgicas, Tecnologias aplicadas à atividade e estágio prático em serviços de Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório devidamente registrados nos conselhos de fiscalização profissional e Vigilância Sanitária."

O fato dessa atuação ser  pouco difundida deve-se a dificuldade, até o momento, em encontrar instituições que forneçam tal especialização, mas esse quadro pode ser modificado caso haja um interesse em atuar na área e consequente aumento da procura por parte dos profissionais biomédicos.



Referências/fonte
Diário Oficial da União
Imagem by National Geographic

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

7 comments

  1. Tenho mto interesse nessa área podem e uma dificuldade enorme para encontrar informações. Curso e tempo de especialização, média salarial, entre outros... Por favor da um post mais detalhado sobre o assunto?!

    ResponderExcluir
  2. Em quais instituições são feitos os cursos ?

    ResponderExcluir
  3. Também tenho interesse na área. Sou instrumentador cirúrgico e biomédico, gostaria de saber de quais instituições oferecem o curso

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de informações sobre essa área. Onde tem curso de pos graduação, especialização, mestrado e doutorado em monitoramento neurofisiologica transoperatoria no brasil

    ResponderExcluir
  5. Tenho muito interesse em realizar essa especialização, porém a dificuldade das informações complementares é oque está mais difícil.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho inreresse nessa área.

    ResponderExcluir