NUTRIGENÔMICA E NUTRIGENÉTICA

Por Unknown - novembro 14, 2015

Sabemos que nossos genes interagem com o ambiente, sendo assim, haverá também fenótipos distintos. Casos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e outras doenças crônicas estão relacionadas às interações entre diferentes genes com os fatores ambientais. 

A nutrigenômica é a ciência que estuda a influência dos nutrientes na expressão dos genes e como eles regulam os processos biológicos. A nutrigenética, por sua vez, analisa o efeito da variação genética na interação dieta-doença, o que inclui a identificação e caracterização do gene relacionado e/ou responsável pelas diferentes respostas aos nutrientes. 

O polimorfismo genético são variações genéticas que aparecem como consequências de mutações no genoma de um indivíduo, desta forma, há uma relação entre essas mutações com a capacidade nutricional de cada indivíduo e, é de suma importância o conhecimento destas alterações para uma boa absorção de nutrientes. A explicação é a capacidade genética de cada organismo presta de enzimas que consigam ou não metabolizar as substâncias ingeridas, onde está ligada com os problemas de absorção pelo trato gastrointestinal.

A nutrição conecta-se não somente da compostura do alimento em si, mas também do gasto energético como a taxa metabólica basal, atividade física, composição corporal e as condições metabólicas de cada um. 

Existem técnicas que possibilitam o conhecimento do genoma nutricional, tais como Metodologias Proteolíticas, Reação em Cadeia Polimerase e a Metagenômica (em relação ao estudo de microrganismos da flora intestinal).

A nutrigenômica contribui para que o profissional Nutricionista selecione os corretos alimentos, onde ele pode saber precisamente quais métodos nutricionais adequados para cada indivíduo, logo cada um tem seu genoma diferente, e que pode ser alterado dentre diversas regiões e culturas.






Referências/fonte
FUJII, T. M. M.; MEDEIROS, R.; YAMADA, R. Nutrigenômica e nutrigenética: importantes conceitos para a ciência da nutrição. Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. São Paulo, SP, v. 35, n. 1, p. 149-166, abr. 2010.  
Nutritotal. Qual a diferença entre nutrigenômica e nutrigenética? Disponível: www.n utritotal.com.br 
Imagem: www.pedrocorreiatraining.files.wordpress.com

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

0 comments