QUAIS OS RAMOS QUE UM MICROBIOLOGISTA PODE ATUAR?

Por Unknown - abril 18, 2015


A microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos unicelulares e pluriceculares, eucariontes e procariontes Sabemos que o microbiologista estuda organismos minúsculos denominados microrganismos. Há muitas áreas profissionais da microbiologia, veja abaixo:  


MICROBIOLOGISTA CLÍNICO E MÉDICO
Excelente ramo para aqueles interessados em medicina e microbiologia. Envolve o estudo dos microrganismos patogênicos, doenças que causam e defesas do corpo contra as doenças. Está relacionada com a epidemiologia, transmissão de patógenos, medidas de preservação de doenças, técnicas assépticas, tratamento d doenças infecciosas,Uma ramo da microbiologia médica, denominado microbiologia clínica ou diagnóstica, está relacionado com o diagnóstico laboratorial das doenças infecciosas do ser humano, ou seja, biomédicos e biólogos especializados em microbiologia clínica atuam dando o diagnóstico do microrganismo infeccioso,

MICROBIOLOGISTA AGRÍCOLA
Uma excelente área para quem indivíduos interessados em agricultura e microbiologia. A microbiologia de alimentos está diretamente relacionada com a produção, processamento, estocagem, cozimento e abastecimento de alimentos, bem como na preservação da deterioração dos alimentos, além do envenenamento e da intoxicação, passíveis de serem produzidos nos alimentos. Por exemplo, um microbiologista de laticínios supervisiona a produção, pasteurização e processamento de leite e queijos, para prevenir uma possível contaminação impedindo a deretioração e a transmissão de doenças.

MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
É o ramo da microbiologia que utiliza microrganismos na indústria. Muitas atividades comerciais e indústrias dependem do crescimento e da manutenção adequada de certos microrganismos para o produção de cerveja, vinho, álcool e materiais orgânicos como enzimas, vitaminas e antibióticos. Estes monitoram e conservam os microrganismos que são essenciais para esses empreendimentos comerciais.

PARASITOLOGIA
O campo da parasitologia envolve somente três categorias de parasitas: protozoários, parasitas e helmintos, e artropodos. O parasitologista estudas esses organismos e seus ciclos de vida na tentativa de descobrir os melhores meios de controlar e tratar as doenças que causam.

FISIOLOGIA MICROBIANA
Este estuda à estrutura e a função das células microbianas. A fisiologia microbiana é um excelente campo para os indivíduos que se interessa por bioquímica e microbiologia.

MICROBIOLOGIA SANITÁRIA / AMBIENTAL 
O profissional sanitário, faz o processamento e a eliminação de lixo e resíduos de esgoto, processamento e purificação da água e inspecionam as instalações de processamento de alimentos e estabelecimentos onde esses são ingeridos, para garantir a adequada manipulação desses alimentos. O profissional ambiental está envolvido com a conscientização em relação a possíveis danos ao ao meio ambiente, faz também tratamento de águas e esgotos. Excelente área para aqueles interessados em sanitarismo, ecologia e microbiologia.

MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA 
Estuda uma ampla variedade de microrganismos - vírus, bactérias, fungos e protozoários - que causam doenças infecciosas em animais. Faz o controle dessas doenças. Excelente para aquels que se interessam em microbiologia e animais.

PALEOMICROBIOLOGIA
Envolve o estudo dos microrganismos primitivos. Excelente área para os interessados em microbiologia, antropologia e arqueologia.







Referência/Fonte
BURTON, Gwendolyn R. W. & ENGELLKIRK, Paul G.  Microbiologia para as Ciências da Saúde. ed. 7.   Guanabara Koogan S.A. 2005. Rio de Janeiro.


  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

0 comments