MEMBRANA CITOPLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE

Por Unknown - julho 15, 2015

A presente imagem ilustra a composição e a estrutura da membrana plamática
A membrana plasmática tem a espessura de 7,5 a 10 nm. As membranas celulares são compostas, principalmente, por duas camadas de moléculas de fosfolipídios, com seus grupamentos não polares (hidrofóbicos) voltados para o centro da membrana. Os grupamentos polares (hidrofilicos) desses lipídios ficam nas duas superficies da membrana. Por este motivo ela faz a permeabilidade seletiva, ela controla o que entra e o que sai da célula. Além dos fosfolipídios, as membranas celulares contêm outros lipídios, como glicolipídios e o colesterol. Apresentam também proteínas e glicoproteínas. 


O transporte de substâncias é classificado conforme o gasto de energia da célula. Muita gente confunde como são transportadas as substâncias, então veremos simplificadamente os tipos de transporte. São classificadas em transporte ativo e transporte passivo.

TRANSPORTE PASSIVO
Ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado ou hipertônico para o meio menos concentrado ou hipotônico e sem gasto de energia.

Existe dois tipos de transporte passivo, a difusão simples, difusão facilitada e a osmose.

Difusão Simples
Ocorre com gases e líquidos, onde essas substâncias saem de meio mais concentrado (onde tem mais soluto) para o meio menos concentrado (onde tem menos soluto).

Difusão facilitada
Ocorre passagem de substâncias que são insolúveis em lipídios atravessando a camada lipídica com o auxílio de proteínas transportadoras, as permeases. 

Osmose
Na osmose a substância que se movimenta é o solvente, ou seja, a água. Ela passa do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. 

TRANSPORTE ATIVO
Ocorre contra o gradiente de concentração – do meio menos concentrado para o mais concentrado com gasto de energia. Temos como exemplo a bomba de sódio e potássio.

Na bomba de sódio (Na+) e potássio (K+) a concentração de sódio é maior no meio extracelular do que o potássio, enquanto a concentração do potássio é maior intracelular e menor extracelular. Com o auxílio da permeasse com gasto de energia ocorre a transferência de 3 íons de potássio do meio extracelular para o meio intracelular e 2 íons de sódio do meio intracelular para o meio extracelular.

TRANSPORTE EM MASSA
As células capturam substâncias grandes ou células por meio da endocitose e elimina para o meio extracelular por exocitose.

Endocitose
Emitem prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes englobando as substâncias. 

Ocorre de duas maneiras:
  • Fagocitose - Captura de substâncias sólidas 
  • Pinocitose – Captura de substâncias líquidas
Exocitose
Formam vesículas que são conduzidas até a membrana plasmática, onde de difunde lançando suas substâncias para o meio extracelular.



Referência/fonte
JUNQUEIRA, Luis Carlos Uchoa; JUNQUEIRA, José Carneiro. 11. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2008.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

0 comentários