Notícias de Última Hora

NORMAS E CUIDADOS NO LABORATÓRIO


Quem trabalha em laboratórios deve saber tudo sobre ele, inclusive saber quais são as normas e os cuidados na hora da limpeza.

O laboratório é um ambiente destinado ao estudo experimental para diversas áreas da ciência. É sempre bom um local limpo desprovido de risco a saúde. Neste espaço encontramos pessoas, equipamentos, livros, vidrarias e outros materiais. A execução da limpeza deste local é crucial para a segurança e qualidade de procedimentos, e deve analisar cuidados especiais.

A limpeza de uma bancada aparentemente é um ato comum no laboratório, utilizando produtos como água, água sanitária e produtos de limpeza. Mas algo pode dar errado, ou a limpeza não pode ser concluída, pois materiais caídos como ácidos por exemplo, podem ser incompatíveis com esses produtos e é capaz de causar prejuízos. Não só este exemplo, mas outros acontecimentos também podem ser perigosos.

Normas de segurança em um laboratório
Para a segurança individual ou em grupo:


  • Não levar pessoas desconhecidas sem o conhecimento dos responsáveis;
  • Não entrar no laboratório sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Não iniciar quaisquer atividades no laboratório sem o conhecimento dos responsáveis;
  • Manter o ambiente o mais organizado possível;
  • Não utilizar materiais descartados sem supervisão;
  • Não fumar, comer ou beber nos laboratórios

Cuidados pessoais

Cuidados com cabelos – É sempre importante cabelo amarrado ou cobertos por touca. Quanto mais compridos os cabelos deve ter mais cuidado, pois cabelos soltos e compridos podem esbarrar nas bancadas que podem conter materiais que apresentam risco a saúde.

Cuidado com uso de cosméticos – Perfumes, maquiagem, cremes e quais quer outros tipos de cosmético não deve ser passado antes de iniciar seus trabalhos.

Cuidados com as mãos – Sempre estar higienizada e deve-se usar luvas.

Cuidados com roupa – Uso de uniformes segundo a Anvisa é obrigatório, afim de evitar acidentes. Evitar também uso de acessórios como pulseira, relógios, anéis e correntes.

Cuidado com armazenamento e manipulação de materiais – Deve sempre ter cuidado ao se movimentar com materiais e armazenar corretamente. Em caso de acidente, estar ciente do qual material foi derramado e tomar providências de limpeza. Em caso de materiais tóxicos suspenda trabalhos e saia imediatamente do local.

Procedimentos de limpeza nos laboratórios
Qualquer material não relacionado com o laboratório dever ser eliminado do local que deve estar sempre limpo e organizado.

A limpeza geral do laboratório deve ser feita em função da quantidade de lixo produzida e do grau de sujeira. Recomenda-se que a limpeza do piso seja feita pelo menos uma vez ao dia ou sempre que solicitado. Sempre informar os produtos químicos no local.

A remoção do lixo do laboratório, durante a limpeza diária, deve ter atenção quanto à presença de material pontiagudo ou cortante e quanti à indicação de lixo contaminado. Este último deve ser recolhido apenas pelo Grupo de Tratamento de Resíduos da Unidade. 

Deve ter atenção especial aos laboratórios que necessitam de ambiente asséptico, afim de evitar perda parcial ou total de experimentos desenvolvidos nesses locais por meio de “contaminação cruzada”. 

O trabalho em laboratório exige bastante concentração e cuidado, assim, evita distrações e consequentemente acidentes estando sempre seguro. 





Referência/fonte