SISTEMA CARDIOVASCULAR: MORFOFISIOLOGIA DO CORAÇÃO

Por Unknown - abril 13, 2015


O coração é o órgão responsável por bombear o sangue pelo nosso corpo e trabalha em contato direto com os pulmões, que é responsável por oxigenar o sangue. É em forma de cone, relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões.

Anatomicamente é dividido em 4 câmaras, 2 átrios / direito e esquerdo e 2 ventrículos / direito e esquerdo. entre  o átrio e o ventrículo direito temos a válvula tricúspide, que independe o refluxo do sangue, e entre o átrio e o ventrículo esquerdo temos a válvula mitral, que também tem função de impedir o refluxo do sangue.

ÁTRIO E VENTRÍCULO DIREITO
Recebe sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico (CO2) pela veias cava inferior e superior (SANGUE QUE VEM DO CORPO) onde o sangue passará pela válvula tricúspide para o ventrículo direito, que levará o sangue para os pulmões através da artéria pulmonar, passando pela válvula semilunar para que ocorra a troca gasosa. 

ÁTRIO E VENTRÍCULO ESQUERDO
Quando ocorre a troca gasosa o sangue volta pela veia pulmonar para o átrio esquerdo passando pela válvula mitral para o ventrículo esquerdo onde será bombeado para a artéria aorta, passando pela válvula aórtica sendo distribuído para todo o corpo.

Percebam que ás válvulas tem uma grande importância impedindo que o sangue volte pelas câmaras e vasos. Uma observação é saber que a única exceção de artéria levando sangue rico em gás carbônico é a artéria pulmonar, que leva o sangue do coração para o pulmão e a veia pulmonar que trás o sangue do pulmão para o coração rico em gás oxigênio. 

Lembre-se: veia leva sangue para o coração e artéria leva o sangue do coração para  o corpo. 

Veja abaixo o esquema da passagem co sangue pelo coração:
Fonte da imagem: http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/coracao.htm

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

0 comentários