POR QUE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS?

Por Unknown - abril 12, 2015


Higienizar é o ato de eliminar resíduos, seja ele visivelmente a olho nú ou microscopicamente, é importante para a nossa saúde.


A Higienização dos alimentos são as condições e medidas necessárias para garantir a segurança dos alimentos desde a produção até o consumo. Os alimentos podem ser contaminados em qualquer ponto durante o abate ou da colheita, processamento, armazenamento, distribuição, transporte e preparação. A falta de adequada higiene dos alimentos pode levar a doenças transmitidas por alimentos e morte do consumidor. 


"Os vegetais podem ter contaminação química (agrotóxicos), biológica (microbiana, detritos orgânicos) e sujeira diversa (poeira, partículas estranhas)", diz João Carlos Tórtora, coordenador de microbiologia da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. E isso é possível que aconteça em todas as fases do ciclo produtivo: no local de plantio (poeira, insetos, pássaros, larvas), pelo uso de fertilizantes, na colheita, no transporte, na estocagem e até no ponto de venda. 

A HIGIENIZAÇÃO CORRETA

Os vegetais têm uma característica conhecida como uptake. "Se você coloca em água na mesma temperatura deles, eles absorvem a contaminação do ambiente", explica Figueiredo. "Chegou da feira, tire da embalagem, coloque em sacos limpos e abertos para permitir sua respiração e deixe por pelo menos 2 horas na parte menos fria da geladeira, que normalmente é a gaveta." Aí, sim, começa o exercício de paciência. Lave folha por folha e fruta por fruta, sempre em água corrente (nas bacias, você apenas espalha a sujeira). Depois, mergulhe por 5 a 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária de boa procedência) - cloro é a única substância recomendada pelo Ministério da Saúde. Retire, enxágue e pronto.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM

0 comentários