
Veja abaixo os 20 tipos de aminoácidos:
Os aminoácidos vão ser classificados em essenciais e naturais.
AMINOÁCIDOS NATURAIS
Também chamados de aminoácidos não essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos.
Aminoácidos que o organismo animal produz:
> Glicina, Histidina, Alanina, Asparagina, Serina, Glutamina, Cisteína,
Prolina, Tirosina, Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico e Arginina.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS
São os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são obrigatórios na fabricação das proteínas, portanto devem ser retirados dos alimentos.
Aminoácidos que o organismo animal não produz:
> Fenilalanina, Valina, Triptofano, Treonina, Lisina, Leucina,
Isoleucina e Metionina.
A formação de uma proteína se dá pelo encadeamento de vários aminoácidos através de ligações peptídicas, ligadas através do grupo amina e o grupo carboxila. O RNAr (ribossomo) percorre o filamento de RNAm (mensageiro), e realiza a leitura dos códons, acrescentando gradativamente os aminoácidos transportados pelo RNAt (transportador) na cadeia polipeptídica, vai então surgindo uma proteína.
Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxila de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água ( H2O ). Isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
Veja a ilustração a seguir:

A sequência dos aminoácidos na proteína determina a forma da mesma e, consequentemente, a sua função, ou seja, para o bom funcionamento orgânico é necessário um coordenado e eficiente processo de tradução. Um único erro durante a síntese proteica pode acarretar disfunções ou deficiências ao organismo, como é o caso da anemia falciforme (hemácias em forma de foice) em razão da substituição de um aminoácido, o ácido glutâmico por uma valina.
Amabis, José Mariano. Biologia. Volume 1. Editora Moderna.
0 comentários